(54)3342-2377

Institucional

Associação dos Universitários Marauenses: A força do jovem universitário.

Com uma economia basicamente voltada à produção agrícola, algumas indústrias instaladas no município e uma instituição de ensino se consolidando na região. Em números econômicos, o município visualizava crescimento, população predominantemente agrícola e iniciava algumas migrações internas em busca de emprego. Era esse o cenário do município nos anos de 1970.

O desejo de buscar sempre a qualificação fazia-se necessário, e a força do jovem universitário teve início no final da década de 1970 e mais precisamente em 04 de agosto de 1979, na cidade de Marau/RS, surgia da união de jovens estudantes marauenses a Associação dos Universitários Marauense – ASSUMA, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ 90.780.362/0001-35, presidida por Volmir Suptitz, acadêmico da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade de Passo Fundo – UPF.

Ao longo de sua história a ASSUMA lutou através de suas lideranças por uma representação efetiva dos universitários marauenses. Em 31 de março de 1989, através da Lei Municipal 1.317, foi concedido à cessão do ônibus de propriedade da Prefeitura Municipal para o transporte estudantes universitários Marauenses de Marau até Passo Fundo.

Os ciclos econômicos e sociais apresentavam modificações e a classe estudantil vinha ganhando espaço e desejava melhorias e uma sinalização de infinitos horizontes para o futuro. Com estatuto devidamente formalizado, surgiu com o objetivo principal de pleitear o transporte universitário gratuito, devido ao alto custo que a formação acadêmica trazia. Foram muitas as dificuldades enfrentadas na época para a formação da associação, desde locais para reunião, como de pessoas que entendiam que a associação seria um problema, assim, reagiram fortemente, posicionando-se contra.

No ano de 1991, através da Lei Municipal 1.525, que instituía o programa complementar de transportes escolar, a Prefeitura Municipal subsidiava de 40% a 80% dos custos de cada usuário estudante estabelecido pela comissão de transporte escolar. Sempre em busca de alcançar o objetivo principal, a grande conquista dos estudantes Marauenses chegou no dia 08 de Março de 1993, quando instituída a Lei Municipal 1.947, que alterava a redação do Art. 5º da Lei Municipal 1.525 de ficando sua redação assim composta [...] Art. 5º O Poder Público Municipal subsidiará o transporte escolar em 100% [...]

Na busca por melhoramentos aos acadêmicos, o estatuto da Associação dos Universitários sofreu modificações. No dia 15 de Agosto de 1998 em assembleia nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores de Marau/RS era aprovado o novo estatuto desta entidade. Ficando como finalidades desta associação:

I – Defender todos os interesses de seus associados no que tange a vida acadêmica.

II – Propiciar condições compatíveis de transporte aos associados.

III – Promover e organizar reuniões, encontros e debates de caráter cívico, social, cultural, científico, técnico, artístico, desportivo e recreativo, visando a complementação e aprimoramento da formação universitária na comunidade.

IV – Lutar por melhores condições de ensino.

V – Possibilitar aos associados convênios visando à assistência cultural e médico hospitalar.

VI – Colaborar com os órgãos públicos no desenvolvimento cultural, social e econômico do Município.

Em 20 de Agosto de 2003, o transporte universitário, dotado de grande importância tomou seu próprio rumo, a Lei Municipal 3.441, tornava obrigatório o cadastramento dos universitários junto a ASSUMA para usufruírem do benefício do transporte escolar gratuito.

Após 37 anos, resgata-se um pouco da história e projeta-se a associação para um futuro expansivo, visto que estamos concentrados próximos a um centro educacional e o município também apresenta instituições de ensino que contribuem para o crescimento da instituição. Projetos, ações, refletem na missão da instituição como:

Missão: Oportunizar ao associado universitário um atendimento adequado às necessidades reais, com transparência, bem como desenvolver atividades culturais e estudantis, novos benefícios e novas parcerias, valorizando a classe estudantil para que em retorno venha a contribuir com o progresso econômico e social da sociedade Marauense.

Visão: Ser uma Associação de Universitários reconhecida regionalmente pelo apoio à classe e pela participação na sociedade.

Assim, a ASSUMA mostrou seu poder de organização, busca ampliar sua história em cada gestão.

Gestão 2016-2017

Presidente: Janquieli Pratti

Vice-presidente: Renan Patrício Machado (em licença)

Secretário Geral: Everton Dionísio Rhoden

1º Tesoureiro: Rodrigo Ferneda

2º Tesoureiro: Paulo Henrique Ferneda